PROPÓSITOS
Desenvolvemosa estruturação do departamento comercial da organização, alinhando processos internos e demandas às expectativas de resultados propostos e aprovados.
Avaliar e potencializar a rentabilidade de cada produto ou serviço ofertado, assim como maximizar a entrega do que é oferecido aos clientes atuais e futuros, são pilares constantes da nossa atuação.
ESTRATÉGIAS
Nossa proposta de trabalho tem como fundamento a elaboração e aplicação de estratégias comerciais.
Estratégias que são transmitidas através da equalização do “tom comercial” aos princípios da empresa.
Essa construção é cocriada de forma recorrente com todo o time da contratante, desde a direção até a ponta, até que o nível pretendido de maturidade das ações comerciais seja alcançado.
DEFINIÇÕES
O primeiro passo é a definição clara dos objetivos que almejam ser alcançados.
Sejam eles de rentabilidade das operações comerciais, faturamento, viabilidade operacional de unidades físicas ou virtuais, ampliação da participação de mercado em valor ou quantidade, elevação do nível de interação de empresa x clientes, e demais objetivos que estejam, de alguma forma, correlacionados ao Departamento Comercial.
CAPACIDADES
Definidos os objetivos, partimos para a elaboração das estratégias. Neste ponto, analisamos a capacidade de investimento da empresa (recursos humanos, técnicos e estruturais), como também a capacidade de investimento dos sócios da empresa (atenção, dedicação, anseio, e vínculo emocional com a companhia).
Humanas
Técnicas
Finaceiras
INTERAÇÕES
Para que estas estratégias sejam validadas, é muito importante que haja a participação ativa e efetiva de todos os sócios tanto na elaboração quanto no acompanhamento da implantação e mensuração dos resultados propostos.
O plano tático é elaborado em conjunto entre a presidência/direção da empresa e a OCA. Tão logo seja realizado o alinhamento de conceito, práticas, responsáveis e prazos, partimos para a execução.
CONEXÕES
Criar as interfaces entre o Departamento Comercial e setores como RH, Logística, Tecnologia da Informação, Comunicação, Financeiro, Administrativo, Contábil, Fiscal e Custos reforça ainda mais a importância de cada ponto do projeto que será implementado.
Os objetivos deixam de ser apenas comerciais e passam a ser objetivos da empresa como um todo.
ALINHAMENTOS
Alinhados os departamentos e setores que interferirão diretamente na entrega do que está sendo ofertado ao mercado, partimos para o cruzamento de todas as definições já estabelecidas anteriormente.
Conectar recursos humanos, técnicos e estruturais disponíveis é ponto chave para que prazos e expectativas possam ser alcançados da forma mais assertiva possível.
MONITORAMENTOS
Através de reuniões presenciais, além de encontros à distância (on-line), são feitas as validações constantes de tudo aquilo que foi definido e aprovado em cada etapa do processo de implantação.
ADAPTAÇÕES
Ao aplicar as ações, nos deparamos com as alterações dos ambientes internos e externos.
Preparados para isso, a construção da melhor forma de implantar os projetos OCA também é realizada em conjunto com a equipe à frente daquela operação específica.
APURAÇÕES
Os ganhos da OCA só acontecem se os resultados propostos acontecem. Além das definições de metas e objetivos, estabelecemos uma linha mínima de faturamento de referência, que varia de acordo com o segmento de mercado atendido.
Caso os objetivos estejam acima da linha mínima estabelecida, aplica-se a remuneração variável.
Esta linha torna-se o referencial válido para se calcular o percentual de ganho sobre os objetivos propostos e definidos previamente entre a empresa e a OCA.
ATUAÇÕES
Já atuamos em vários segmentos de mercado como
os ramos de alimentação, eventos, higiene e beleza, saúde e advocacia, assim como em diversos setores da economia tais como indústria, comércio (atacado, distribuição e varejo) e prestação de serviços, o que nos permite ter uma visão mais ampla e sistêmica das possibilidades de implantação dos projetos elaborados.