Ao contrário do que as empresas de antigamente costumavam estabelecer, a definição de processos internos nas empresas já deixou de ser algo fixo para tornar-se flexível há bastante tempo.
As empresas que ainda consideram o mercado estático, à mercê do que elas (as empresas detentoras dos processos) consideram como importante, desconsiderando o que o consumidor do seu serviço/produto determinada, possivelmente terão um tempo de vida bastante curto pela frente.
E a voz deste cliente precisa refletir em cada etapa dos processos internos que compõe o desenvolvimento daquele serviço/produto.
Cabe ao gestor direto de cada processo identificar os erros ou pontos de melhoria, assim como pensar em soluções e alternativas para suprir essa lacuna. Uma forma de participação direta do gestor para compor o pensamento estratégico da organização.
Dependendo do perfil da operação e da quantidade de processos que ficam sob a guarda de cada gestor, ferramentas online são muito úteis para ampliar a capacidade e acuracidade de controle deste gestor e para facilitar a definição da rotina dos colaboradores que integram a sua equipe.
Importante destacar que estas ferramentas devem ser inseridas e adaptadas nos processos de cada empresa, sempre com a participação direta das lideranças que estejam envolvidas diretamente na execução de cada etapa contemplada no processo geral. A avaliação da inserção desta ferramenta em cada processo, mesmo que seja apenas com a finalidade de medir performance, requer a participação direta de todas as lideranças que participam de cada processo que será mensurado.
Vale destacar que a aplicação correta destas ferramentas permite, além dos pontos destacados acima, substituir a força de trabalho humana em tarefas burocráticas e repetitivas, gerando ganho de tempo, maior assertividade e eficiência na execução das tarefas, além de permitir aos gestores repartir a responsabilidade para os integrantes de sua equipe.
Uma excelente forma para que os resultados sejam atingidos no menor tempo possível, e com maior nível de excelência. O esforço será dividido, e o gestor foca em responsabilizar-se prioritariamente em coordenar ações e acompanhar de perto cada execução.
Times com habilidades desenvolvidas é sinônimo de ganho imediato na execução, entrega e consequente competitividade no mercado de atuação das empresas.
PONTOS IMPORTANTES:
Lembre-se sempre de ter as respostas destacadas para:
- Quais serão as ações de melhoria para cada etapa do processo em questão?
- Quem será o responsável por cada ação de modificação nos processos já estabelecidos?
- Por que serão realizadas tais mudanças?
- Como cada ação será realizada?
- Quando estas ações serão executadas?
- Haverá um custo para a implantação de cada ação proposta?
- Quais os resultados esperados?
Cada resposta estimula uma melhoria. E cada melhoria é o resultado do refinamento constante desses processos e sua otimização, priorizando a viabilidade através do monitoramento periódico dos parâmetros estabelecidos pela empresa à cada etapa estabelecida.
Fique atento às próximas postagens!