PROCESSOS JÁ DEFINIDOS PODEM SER MODIFICADOS?

Ao contrário do que as empresas de antigamente costumavam estabelecer, a definição de processos internos nas empresas já deixou de ser algo fixo para tornar-se flexível há bastante tempo.

As empresas que ainda consideram o mercado estático, à mercê do que elas (as empresas detentoras dos processos) consideram como importante, desconsiderando o que o consumidor do seu serviço/produto determinada, possivelmente terão um tempo de vida bastante curto pela frente.

E a voz deste cliente precisa refletir em cada etapa dos processos internos que compõe o desenvolvimento daquele serviço/produto.

Cabe ao gestor direto de cada processo identificar os erros ou pontos de melhoria, assim como pensar em soluções e alternativas para suprir essa lacuna. Uma forma de participação direta do gestor para compor o pensamento estratégico da organização.

Dependendo do perfil da operação e da quantidade de processos que ficam sob a guarda de cada gestor, ferramentas online são muito úteis para ampliar a capacidade e acuracidade de controle deste gestor e para facilitar a definição da rotina dos colaboradores que integram a sua equipe.

Importante destacar que estas ferramentas devem ser inseridas e adaptadas nos processos de cada empresa, sempre com a participação direta das lideranças que estejam envolvidas diretamente na execução de cada etapa contemplada no processo geral. A avaliação da inserção desta ferramenta em cada processo, mesmo que seja apenas com a finalidade de medir performance, requer a participação direta de todas as lideranças que participam de cada processo que será mensurado.

Vale destacar que a aplicação correta destas ferramentas permite, além dos pontos destacados acima, substituir a força de trabalho humana em tarefas burocráticas e repetitivas, gerando ganho de tempo, maior assertividade e eficiência na execução das tarefas, além de permitir aos gestores repartir a responsabilidade para os integrantes de sua equipe. 

Uma excelente forma para que os resultados sejam atingidos no menor tempo possível, e com maior nível de excelência. O esforço será dividido, e o gestor foca em responsabilizar-se prioritariamente em coordenar ações e acompanhar de perto cada execução.

Times com habilidades desenvolvidas é sinônimo de ganho imediato na execução, entrega e consequente competitividade no mercado de atuação das empresas.

PONTOS IMPORTANTES:

Lembre-se sempre de ter as respostas destacadas para:

  1. Quais serão as ações de melhoria para cada etapa do processo em questão?
  2. Quem será o responsável por cada ação de modificação nos processos já estabelecidos?
  3. Por que serão realizadas tais mudanças?
  4. Como cada ação será realizada?
  5. Quando estas ações serão executadas?
  6. Haverá um custo para a implantação de cada ação proposta?
  7. Quais os resultados esperados?

Cada resposta estimula uma melhoria. E cada melhoria é o resultado do refinamento constante desses processos e sua otimização, priorizando a viabilidade através do monitoramento periódico dos parâmetros estabelecidos pela empresa à cada etapa estabelecida.

Fique atento às próximas postagens!